.




Sodoma e Gomorra

.
 .
Descartes disse que não devemos aceitar  toda ou qualquer ideia que vem dos livros (seja qual for) como verdadeira a não ser que os resultados dos estudos tenham passado por exames rigorosos.

Há uma linha de pensamento de que o Evento Geofísico de Sodoma e Gomorra aconteceu em 3.123 a.C , ou seja a mais de 5.000 anos, na época do deus sumério Enki (EA), o Senhor da Tempestade e não na época do recente Deus Jeová. (?)
.

No passado as catástrofes e acidentes provocados por "fenômenos naturais" eram imputados aos deuses

Deus mandando fogo em seus filhos - No passado as catástófres eram imputados aos deuses para castigar ou matar os filhos de sua própria criação
O Deus espírito imortal e todo poderoso de amor, pai de misericórdia e bondade,
carrega em seu comportamento sentimentos típicos do homem comum com ações cruéis de ira
e vingança exterminando seus filhos impotentes - seres inferiores, pecadores e mortais.
Gn 18,26-32: Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinquenta justos dentro da cidade, pouparei o lugar todo por causa deles. ... Disse ainda Abraão: Ora, não se ire o Senhor, pois só mais esta vez falarei. Se porventura se acharem ali dez? Ainda assentiu o Senhor: Por causa dos dez não a destruirei.
E então tudo foi destruído.
E as criancinhas? e os doentes mentais, velhos indefesos, deficientes fisicos ... O fato é tão absurdo que até mesmo foi reconhecido pelos tradutores da Bíblia de Jerusalém, que explicam: “Há mais injustiça em condenar alguns inocentes do que em poupar uma multidão de culpados”.
.
. Os próprios tradutores da Bíblia de Jerusalém, afirmam que “O Javista recolheu e transformou uma velha lenda sobre a destruição de Sodoma, na qual intervêm três personagens divinas”. Então, por que ainda se faz de tudo para que os fiéis acreditem que tudo isso foi fato verdadeiro? Leia mais em Sodoma e Gomorra: castigadas por Deus?

Sodoma e Gomora ficaram calcinada pela catástrofe do Evento Geofísico - Imagem do artista Alessandro Bavari
Obra do artista italiano Alessandro Bavari
O fundamentalismo religioso judaico-cristão atribui a destruição de Sodoma e Gomorra por Deus devido a conceitos morais relacionados principalmente com a sexualidade dos povos daquela região, justificando como causa a perversidade, a promiscuidade sexual e o homossexualismo como castigo  na destruição dessas cidades.
A tendência pela promiscuidade do ser humano é latente em sua natureza, assim como o ímpeto de matar, roubar, fabricar armas para defesa ou ataque e criar estratégicas de guerras.

A destruição de Sodoma foi um Evento Geofísico e não um "Castigo divino". No passado as catástrofes e acidentes eram imputados aos deuses.
Além de Sodoma e Gomorra  que formava um conjunto de cinco cidades na Palestina, tida como Pentápole , composta pelas cidades de Adama, Seboim e Bala, esta última chamada também Segor, situadas em alguma parte próximo ao Rio Jordão situado entre Israel e a Jordânia e este rio deságua no Mar Morto.
Rio Jordão
“Sodoma – a principal das cinco cidades da planície, cuja fertilidade rivalizava com a do Egito, situada perto do Jordão e do Mar Morto (Gn 13,10), e tristemente célebre por suas iniquidades (Gn 13,13; 18,20; Is 3,9; Lm 4,6)”. (Dicionário Prático, Barsa, p. 257)

Os geólogos canadenses Grahan Harris e Anthony Berardow, descobriram que a Península de Lisan, era parte oriental do Mar Morto, e teria sido o epicentro de um terremoto de escala maior que seis na escala Richter ocorrido há aproximadamente 4.000 anos (no mesmo período que teria sido a destruição de Sodoma, Gomorra, Adma, Zeboim e Bala). Segundo estes geólogos, o terremoto provocou efeitos que levou ao engolimento das construções. Os restos de Gomorra estariam debaixo das águas do Mar Morto.
.
Placa de 700 a.C. traz relato de destruição de Sodoma
Placa de 700 a.C. em escrita cuneiforme traz relato de destruição de Sodoma
A trajetória de um meteorito e sua posterior explosão em 3123 a.C. poderiam explicar a lenda bíblica da destruição das cidades de Sodoma e Gomorra em meio a uma chuva de fogo e enxofre, segundo um cientista da Universidade inglesa de Bristol."

Os cientistas britânicos Alan Bond, diretor da empresa de propulsão espacial Reaction Engines, e Mark Hempsell, especialista em astronáutica da Universidade de Bristol, decifraram as inscrições cuneiformes de um bloco de argila datado de 700 a.C.

Conhecido como “Planisfério”, este bloco foi descoberto nas ruínas de Nínive por Sir Henry Layard em meados do século XIX. Ele traz a reprodução de anotações feitas pelo astrônomo há milhares de anos.
.

Poços de betume

.
Ora, o Vale de Sidim estava cheio de poços de betume;...Gn 14,10.
.
Betume, segundo o dicionário Houaiss é: "mistura, escura e viscosa, de hidrocarbonetos pesados com outros compostos oxigenados, nitrogenados e sulfurados; usado como impermeabilizante, na pavimentação de estradas, na fabricação de borrachas, tintas etc."
Esse material é inflamável, o que poderia ocasionar um grande incêndio nessa região, desde que se manifestassem as condições necessárias para que ele pudesse ocorrer.
.
Os investigadores já procuraram muitas vezes desvendar o mistério desta catástrofe, que teve por teatro a primitiva Palestina. Com efeito, os tremores de terra ou as erupções vulcânicas nunca são acompanhadas por chuvas de fogo ou de enxofre. No entanto, trata-se dum acontecimento histórico, pois até os próprios historiadores pagãos o mencionam.
Depois de passarem doze anos escavando a região do monte Tall el-Hammam, na Jordânia, arqueólogos afirmam ter finalmente encontrado o que procuravam - a mítica cidade bíblica de Sodoma. As escavações foram organizadas por uma equipe de pesquisadores da Universidade Trinity Southwest, do Novo México, e lideradas pelo arqueólogo Steven Collins.'

Arqueologia - Possivelmente tenha sido encontrada a cidade de Sodoma - Fonte; Revista Gelileu
Clique na imagem e veja como são as minas de enxofre em Java - Indonésia.
.

Mina de enxofre  na ilha de Java na Indonésia
 .
Assim, Estrabão (historiador, geógrafo e filósofo grego) escreveu no ano 20 d.C.: "São dignas de crédito as tradições chegadas até nós através dos habitantes, as quais asseguram ter havido outrora treze prósperas cidades nesta região; afirma-se até que as muralhas de Sodoma, a cidade principal, ainda existem e que medem sessenta estádios de perímetro. O lago saiu do leito em virtude dum grande tremor de terra, tendo vomitado betume em ebulição misturado com água sulfurosa, ao mesmo tempo que as rochas eram calcinadas pelas chamas que brotaram do solo. As cidades afundaram-se parcialmente nas entranhas da Terra ou foram abandonadas pelos habitantes em pânico".


.


Share on Google Plus

About Elisa Rocha

Livre pensadora ▃▃ uma aprendiz onde a existência é um eterno descobrir, artista plástica, amante da natureza, curiosa sobre a vida e seu sentido. Sou apaixonada pelas inovações da ciência, pelas maravilhas que o Cosmos nos revela e tenho esperanças no crescimento do homem enquanto ser afetivo e racional. ❤ Acredito que o melhor lugar do mundo está dentro do nosso próprio interior onde temos o poder de nos libertar ou aprisionar. ✔
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 Ponderações:

  1. Ateus e suas asneiras: dizem que poderia, talvez, quem sabe... Ser natural e não de de Deus mas ateus não tem nada científico pra provar as suas aneiras ditas científicas. Só tem fé, fé errada mas só fé!

    ResponderExcluir
  2. Pois eu prefiro acreditar na ciência, do que nos contos mitológicos da bíblia.
    Ora, pois pois:

    "Ora, o Vale de Sidim estava cheio de poços de betume;...Gn 14,10.
    Betume, segundo o dicionário Houaiss é: "mistura, escura e viscosa, de hidrocarbonetos pesados com outros compostos oxigenados, nitrogenados e sulfurados; usado como impermeabilizante, na pavimentação de estradas, na fabricação de borrachas, tintas etc."
    Esse material é inflamável, o que poderia ocasionar um grande incêndio nessa região, desde que se manifestassem as condições necessárias para que ele pudesse ocorrer."

    Religiosos não sabem é de nada, estão confinados na leitura de um livro escrito por eles mesmos de acordo com as conveniências do Deus que eles criaram, se acham "os sabedores" de tudo e sua arrogância é de cair o c da bunda.

    ResponderExcluir
  3. Com os elementos históricos locais podemos confirmar o que a bíblia diz é muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Hoje tudo se relativisa, a abertura do mar vermelho, o maná que caiu do céu, a destruição de Sodoma e Gomorra, os milagres de Cristo, etc. Tentam subtrair a fé dos escritos bíblicos diminuindo-os a meros contos de fada aculturados à sua época. Esquecem-se porém que as gerações anteriores eram providas de inteligências múltiplas como engenharia de construções que perduram até hoje, conhecimentos empíricos sobre o espaço e os astros, tecnologias químicas de engenharia de materiais e cura , estratégias de guerras ,artes etc etc etc. Tentam hoje diminuir as gerações anteriores e a Bíblia como um todo , as descoberta arqueólogicas e históricas que a confirma e claro, a inexistência de um Deus pessoal que, em Sua sabedoria, guiou e ainda guia a história. E para autenticar as suas supostas revelações tudo isso, menosprezam o debate com especialistas bíblicos, de amplo currículo teórico e acadêmico, com medo de se encurralarem em.suas "supostas verdades". Uma pena não possibilitar esse diálogo.

    ResponderExcluir

♡ ♡ ♡Obrigada pela visita.